POR QUÊ INVESTIR EM IMÓVEIS?


Nós necessitamos de um local para morar, um local para trabalhar, para fazer as compras, banco, academia, clube do bairro, etc.

Na nossa vida, há sempre um imóvel envolvido. Sendo assim, mesmo na maior das crises, sempre existirá demanda por imóveis.

Sem contar que, esse tipo de investimento está imune à quebra de bancos e não pode ser congelado pelo governo, como a poupança, que é um investimento historicamente mais estável, principalmente em um país que já viveu tantas eras de instabilidade, como o nosso.

Vejamos alguns porquês disso:



Proteção da inflação:


O valor das parcelas da compra de um imóvel, o valor dos aluguéis e outros pagamentos e transações do mercado imobiliário, são atualizados pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), uma espécie de índice de inflação de preços do setor da construção civil.

Portanto, investir no mercado imobiliário ou alugar algum imóvel que você possua vai proteger de forma direta o seu investimento.



Potencial de valorização:


Segundo números recentes (2020) do IBGE, existe um déficit habitacional no Brasil de cerca de 5,5 milhões de residências.

Isto, somado ao aumento da população, gera um aumento consistente na demanda por imóveis. O efeito desse aumento pressiona os imóveis existentes, pois, as empresas do setor não têm capacidade de produção para atender toda a demanda.

Sem esquecer que, alguns fatores potencializam ainda mais essa valorização, como projetos arquitetônicos diferenciados e mais atualizados.



Diversificação:


Investimento em imóveis é usado para diversificar o portfólio de investimentos e reduzir os riscos do investidor. Mesmo aqueles investidores da bolsa de valores possuem ao menos parte de seu dinheiro alocado em imóveis; seja de forma direta, adquirindo um imóvel, ou indireta, aplicando em fundos imobiliários.



Renda:


O que você acha de ganhar dinheiro sem precisar trabalhar para isso? Investir em imóveis permite que você gere uma renda passiva, ou seja, um rendimento que não depende do seu esforço.

É normal — economicamente — alugar um apartamento do que arcar com os altos juros da compra de um imóvel próprio para quem ainda não têm condições financeiras de comprar um imóvel ou não estão no momento de vida adequado para isso.

Isso reflete que, sempre haverá procura por um bom imóvel para alugar, e os dados demonstram que essa demanda raramente diminui em épocas de crise ou não.


Aqui estão apenas alguns dos motivos pelos quais boa parte dos investidores possui recursos investidos em imóveis. Uma análise mais aprofundada nesse setor também justificam a fama desta modalidade de investimento:


Mesmo em momentos frágeis pelo qual passa a economia brasileira, o preço dos imóveis não sofre muitas variações. 

Até comparando o preço dos imóveis com o valor dos Índices das Bolsas de Valores, que reflete a variação de preço das ações, o imóvel mantém boa rentabilidade.

Enquanto os preços do mercado imobiliário permaneceram constantes, os da Bolsa costumam passar por alta volatilidade. Até mesmo os valores dos alugueis, historicamente não variam muito no transcorrer dos anos, ao contrário do que ocorre com outras aplicações financeiras.



Benefícios fiscais:


Sem contar que dependendo da forma como você investir, pode conseguir diversos benefícios fiscais, como deduções com:

  • juros de hipotecas;

  • despesas operacionais;

  • seguros;

  • depreciação.



Valorização da região:


Quando for escolher um imóvel para investir, analise bem a região em que ele está localizado e dê preferência para bairros que tenham boa infra-estrutura, de forma que o valor do seu imóvel se beneficie disso.

Os bairros adjacentes à região central da cidade costumam ser ótimas opções para investimento, uma vez não tiveram plena valorização ainda em relação a regiões mais caras. Isso implica em um maior potencial de valorização.



Formação de patrimônio:


Infelizmente não é todo mundo que tem disciplina para reservar um dinheiro todo mês para colocar em uma aplicação financeira, mesmo sabendo que precisa disso para conseguir formar um patrimônio para o futuro.

Ao passo que, quando se adquire um imóvel, no entanto, temos aquela conta para pagar e sabemos que temos que pagá-la. Isso ajuda a ter disciplina para formar nosso patrimônio.

Sem contar que, com as aplicações financeiras, temos sempre a tentação de resgatar o dinheiro na primeira necessidade. Com o capital aplicado em imóveis você pensará muitas vezes antes de fazer isso, afinal, ninguém decide vender um imóvel para pagar uma conta atrasada.

Sendo assim, o investimento em imóveis nos ajuda a ter disciplina para investir e deixar aquele investimento render os frutos programados, seja obtendo uma renda de aluguel, seja revendendo mais tarde e embolsando o ganho de capital.



Proteção para a família:


Lembremos que os imóveis também podem funcionar como um tipo de seguro para proteger a sua família. Caso você perca o emprego, mas tenha algum imóvel alugado, isso ajuda a manter uma renda mínima para atravessar um mal momento.

Sem esquecer que, também serão uma boa herança para os seus descendentes, ajudando-os na formação do seu próprio patrimônio.



Historicamente investir em imóveis sempre foi uma alternativa interessante, e projeções indicam que deverá continuar assim.

Além disso, investir no mercado imobiliário significa ter a garantia de um dos investimentos mais rentáveis e seguros, principalmente com relação a valorização do seu dinheiro com o passar dos anos.



  • Compartilhe esse post!
Voltar