O APARTAMENTO NA PLANTA OU PRONTO, QUAL É MELHOR?


Adquirir um imóvel é a realização de um sonho, mas não é uma tarefa fácil, já que a tomada dessa decisão pode implicar em algumas duvidas. Como comprar, na planta ou pronto?

IMÓVEL NA PLANTA

Vantagens:

Uma das boas vantagens de adquirir um imóvel na planta é começar a pagar mais cedo, assim quando você receber o imóvel ele pode estar já quitado ou faltando pouco para quitar.

Mais uma vantagem é que, por ainda estar na planta, a documentação tende a ser mais fácil e até mais em conta. Como o imóvel ainda não foi habitado, não envolve cartório ou outros terceiros. Além de que, o imóvel na planta tende a ser mais barato que quando pronto, visto que após serem entregues, os empreendimentos costumam valorizar cerca de 20% a 40%. O valor investido também é uma vantagem de quando você compra apartamento na planta. Essa é, na verdade, a principal das vantagens, pois os imóveis na planta são bem mais baratos do que os que se compra, prontos.

E ainda é possível dar uma entrada menor e não comprometer muito o seu orçamento com as parcelas mensais.

Mais uma vantagem de adquirir imóvel na planta é que você receberá ele novinho e ainda com a vantagem de ter cinco anos de garantia pela construtora.

Se por acaso acontecer qualquer problema dentro destes cinco anos, como uma infiltração ou vazamento, você não precisa se preocupar com isso, pois a construtora resolverá sem cobrar custos adicionais.

Quando se compra um imóvel na planta, você ainda terá um tempo maior para planejar como quer a decoração, os moveis, os detalhes, como gesso e o piso para personalizar do jeito que quiser.

O imóvel na planta terá instalações mais modernas e em melhores condições. Não só a infra-estrutura interna do apartamento, mas todo o prédio terá rede elétrica e hidráulica novas, materiais de ultima geração e um acabamento mais atualizado. Isso evita preocupações com infiltrações, rachaduras, elevadores com defeito, portões velhos e outros problemas de manutenção.

E ainda, os espaços são melhor aproveitados e pensados estrategicamente no estilo de vida mais contemporâneo, o que dá maior conforto e praticidade no uso pelos moradores.

Desvantagens:

Uma desvantagem é que você terá que esperar o imóvel ficar pronto, que geralmente leva 36 a 60 meses. Mas se o seu planejamento de mudança for a longo prazo, isso não é uma desvantagem. E há risco da construtora falir, por exemplo, e não entregar seu imóvel; risco este que pode ser minimizado, ou até eliminado, quando se adquire em sistemas de autofinanciamento, como por exemplo construção a preço de custo.

Uma outra desvantagem são os eventuais atrasos na entrega do apartamento.

IMÓVEL PRONTO

Vantagens:

Uma das mais obvias é de mudança quase que imediata para o imóvel. A documentação exigida para esse tipo de negociação é grande, mas cada documentação pedida e um passo a mais para o imóvel ser seu.

Outro ponto é que ao visitar o imóvel pronto para morar, você já tem a dimensão dos espaços para iniciar eventuais planejamentos de reformas, ou mobiliário.

E você tem a garantia da entrega, pois está pronto.

Desvantagens:

No imóvel pronto você terá mais burocracia na compra, principalmente em função dos cartórios, documentação e afins.

Quando temos um apartamento pronto, é importante conhecer o passado deste imóvel, para evitar futuras dores de cabeça. Qual a idade do imóvel? Teve outros moradores? Se possui problemas estruturais?

E mais, o imóvel na planta dá a garantia de cinco anos da construtora. Se você comprar e estiver fora da garantia, os problemas - encanamento, parte elétrica, piso quebrado, etc. - precisarão serem arcados por você.

Ainda, se estiver precisando alguma reforma, prepare-se para mais incômodos.

Mais um ponto negativo é que, para imóveis novos, não é mais barato do que na planta.

Você estará pagando mais porque o apartamento pronto já valorizou e o proprietário está lucrando com a venda.

Conhecendo as vantagens e desvantagens de comprar um apartamento na planta ou pronto, faça pesquisas e encontre o lugar ideal para seu investimento.

Veja também qual o seu objetivo ao investir. Se é para você e sua família morarem ou apenas uma forma de lucrar com a venda ou locação.

Escolha a região e o tipo de imóvel e dê preferência aos que não precisem de muito investimento antes da venda.

Outra dica é você separar os valores para futuras despesas que for precisar ter com registros em cartório, pagamento de impostos e comissionamentos de corretagem, etc.


  • Compartilhe esse post!
Voltar