COMO ESCOLHER O MELHOR BAIRRO PARA MORAR?


9 dicas para orientar você a escolher seu novo bairro para sua futura moradia.

Precisa-se considerar uma série de aspectos importantes ao buscar um imóvel, que incluem tanto a negociação quanto à escolha do mesmo, incluindo o melhor bairro para suas necessidades.

A escolha do bairro, em geral, é o primeiro ponto a se considerar na hora de comprar um imóvel. Assim, é preciso que você pondere a rotina e necessidade de sua família, além de questões como segurança, infraestrutura, acessibilidade, etc.

Cabe ressaltar que a localização corresponde em média a 25% do valor de um imóvel. Portanto, se você vai comprar imóvel, o fato de ele ter uma localização estratégica é a garantia de bons negócios e de valorização. 

Sem contar que, a escolha do local de sua moradia vai estar diretamente ligada a sua qualidade de vida e de sua família. Isso, deve ser algo feito com muita cautela.


1- Analise quais são os seus deslocamentos mais usuais:

Para quem vive em um grande centro Urbano, os deslocamentos entre os pontos que precisam ser visitados diariamente são mais ou menos estressantes, dependendo das necessidades de enfrentar o trânsito.

Portanto, é importante lembrar como esses deslocamentos são feitos, com qual frequência eles ocorrem e em que média podem ou não ser alterados.

Em face disso, você deve escolher o bairro que melhor se encaixa na sua logística diária.

Dê preferência o bairro que facilite deslocamento menores ou mais fáceis.

Levando em conta que o seu local de trabalho não possa ser alterado, o que acontece em muitos casos. Isso significa que um bairro mais próximo aonde você trabalha e ou que tenha boas vias de acesso deve ser mais conveniente do que outro que não apresente essa facilidade. Escolha um bairro que seja bem servido por mercados, academias, comércio, etc. A conveniência de ter esses locais próximos facilita a sua rotina. E traz a economia de tempo e dinheiro.


2-  Atente para infraestrutura:

Bairro auto-suficiente é algo muito interessante que deve ser valorizado. No entanto, auto-suficiência não significa isolamento, o que quer dizer que você também deve prestar atenção na oferta de transporte público para o bairro. Até para quem não utiliza o transporte público, é preciso considerar que outras pessoas podem precisar dela, como ocorre com empregados domésticos e outros prestadores de serviços e até visitantes.

Visando ainda a infraestrutura, preste atenção na qualidade da iluminação pública, das vias de acesso e dos demais equipamentos urbanos. Mais um aspecto que deve ser valorizado é a presença de parques, praças e áreas verdes, os quais não só tornam um lugar mais bonito, como também influenciam na qualidade do ar e do clima local e poderão servir como excelentes alternativas de lazer e para a prática saudável de esportes ao ar livre.


3- Valorize as áreas comerciais:

Como vimos em dicas anteriores, proximidade com relação às áreas de comércio e aos locais de lazer pode ser conveniente para evitar mais deslocamentos.Além disso, essa proximidade também oferece o atrativo maior de poder contar com essas facilidades no dia a dia, de maneira prática e rápida.

Se você morar perto de um supermercado, poderá fazer suas compras com mais frequência, de acordo com sua necessidade. Se precisar de uma garrafa de vinho ou se o café acabar, talvez você não precisa nem tirar o carro da garagem para repor esses itens.

O mesmo serve para hospitais, escolas, bancos, farmácias, shopping e outras lojas de produtos e prestadores de serviço. Atualmente, os urbanistas dizem que quanto mais os bairros possuem essas conveniências, mais saudável se torna a vida urbana.


4- Confira a qualidade das construções:

O padrão das construções de um bairro define a qualidade de vida ali e diz muito sobre as pessoas que vivem no local. Geralmente, lugares onde os edifícios são mal conservados costumam valer menos do que os que são bem cuidados e onde os jardins se encontram bem tratados, e ainda pode se tornar um atrativo financeiro.

No entanto, é possível que a vivência diária em um lugar onde as edificações não são muito boas seja também menos agradável do que seria nos lugares onde os prédios são mais conservados.


5- Analise a vizinhança:

Assim como uma boa vizinhança pode tornar um bairro um ótimo local para se viver, ter vizinhos ruins pode significar um transtorno. É fundamental conhecer a vizinhança,observando as pessoas que moram ali, assim como as atividades empresariais que são desenvolvidas na região.

Assim você deve pesar suas preferências pessoais. Há quem considere uma boa vizinhança aquela que é tranquila e que respeita os horários e as regras em comunidade. Porém há quem prefira as vizinhanças mais agitadas, menos afeitas a padrões de comportamento tradicionais. Não importa qual seja a sua preferência, procure um bairro que seja adequado ao seu estilo de vida.


6-  Ande pelas ruas e converse com moradores:

Tente conhecer os pontos positivos e negativos onde quer morar. Uma maneira de conhecer um bairro é caminhando pelas ruas. Você não só poderá observar de perto as características da vizinhança, como também poderá conversar com as pessoas sobre o dia a dia do lugar. Uma boa conversa de calçada pode revelar muito mais sobre um bairro do que a melhor descrição de um corretor.


7- Visite o bairro em horários alternados:

Para ter certeza de que sua escolha realmente será do melhor bairro para morar, procure visitá-lo em horários diferentes: durante o dia, à noite e se possível, até de madrugada. Ao longo do dia as características de um bairro podem mudar bastante. O que é tranquilo durante o dia pode se tornar bastante movimentado no período noturno, ou vice-versa.


8- Cuidado com a segurança:

A segurança é um aspecto que deve ser muito considerado. Então preste muita atenção na infraestrutura de segurança que o bairro oferece.

Locais iluminados, onde há câmeras de segurança públicas ou privadas e que contam com policiamento ostensivo, são mais seguros do que outros que não possuem essas característica.


9- Altitude:

Dê preferência a bairros mais altos na sua região, pois tem melhor ventilação e costumam ser um pouco mais frescos. Além de proporcionar ótimas vistas do entorno.



  • Compartilhe esse post!
Voltar